sexta-feira, 7 de julho de 2017

Ovulação - Fecundação - Concepção

Olá guerreiras, como estão?

Esta semana foi cheia de emoções, para quem nós acompanha certamente ouviu e viu a reportagem que passou na SIC, se por um lado foi alarmante, por outro aqueles testemunhos trazem-nos a vontade de continuar quando já queremos desistir com tudo.

E por isso, continuaremos a falar da parte bonita.. Hoje, falamos de tudo o que acaba e ão.. Sim, ovulação, fecundação, concepção.. Porque todos estes termos estão interligados, ou seja, o segundo não existe sem o primeiro e o terceiro sem o segundo nem o primeiro..

Anteriormente demos uma breves noções do que seria a ovulação, no tópico da reprodução, explicando o ciclo menstrual da mulher e cada fase dele, revejam novamente para acompanhar aqui o raciocínio 

O que é a Ovulação?


Muito resumidamente , a ovulação ocorre quando o gâmeta feminino (óvulo) atinge o seu ponto de maturação e é libertado dos ovários (direito ou esquerdo), para a trompa de Falópio para que possa ocorrer o processo de fecundação.
Somente um óvulo atinge o ponto de maturação, ou seja, apesar de a mulher puder durante o seu ciclo menstrual ter vários óvulos só um é que é libertado.

Como ocorre a libertação?


A libertação do óvulo para a trompa de Falópio é realizada através das contrações dos cílios, que são pequenos pilosidades existentes nas trompas e vão facilitando a sua saída, daí ser importante que não exista qualquer tipo de obstrução nas trompas.


O Óvulo sai da Trompa?


O óvulo sobrevive na trompa de Falópio durante 24 horas, e sim sai da trompa em duas situações fecundado ou não fecundado (menstruação), portante a mulher tem possibilidade de engravidar durante esse período.

O que é a fecundação?


A fecundação ocorre quando o gameta masculino (espermatozoide) encontra o gameta feminino (óvulo), na trompa de Falópio, e forma o início de uma vida, mas nem tudo é fácil principalmente para os nossos amigos espermatozoides, o corpo da mulher durante o percurso vai apresentar diversas barreiras: a 1º começa logo no incio o muco cervical que nós protege de infecções e bactérias, ao percorrer o canal vaginal em direção ao colo do útero, muitos não penetram no cervix, logo no útero as suas aderências, a espessura do endométrio as contrações, aniquilam alguns deles, mas não se preocupem em cada ejaculação sai cerca de 300/400 milhões de espermatozoides.. Ao chegar as trompas os cílios que ajudam o óvulo acabam por os prejudicar, já por não falar que muitos deles entram no ovário errada.. Aqui reina a lei do mais rápido, e do mais resistente!


Mas como é que eles sabem para onde tem que ir?


O nosso corpo é simplesmente incrível a atracão, química entre o óvulo e o espermatozoide apesar de estarem distantes, é tão grande que mal o espermatozoide entra no canal vaginal parece que liga uma frequência de procura do óvulo e o identifica.


E depois?


Assim que finalmente um consegue chegar lá e dar muitas cabeçadas, sim aquilo é duro e furar a zona pelúcia (camada externa do óvulo) e posteriormente a membrana interna (Vitelino), acabou, mais nenhum espermatozoide fura, e o óvulo une-se com aquele formando uma célula-ovo (Zigoto) que começa em constante reprodução, e ai inicia-se tudo, uma vida, um código genético, uma identidade, a formação de um ser - Concepção -

Deixo-vos aqui um vídeo onde explica tudo..


Espero que tenham gostado

Até breve.. Beijinhos.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falsos Positivos e Falsos negativos!

Olá guerreiras (os), como estão?! Hoje damos continuidade ao assunto abordado a semana passada, teste de gravidez.. Por vezes, futura ma...