sexta-feira, 14 de julho de 2017

Nidação

Olá guerreiras(os), como estão?

Dando continuidade ao tema da semana passada, hoje abordaremos o tema da nidação!
Para além das etapas anteriores, serem fundamentais para a existência de gravidez, qualquer situação anômala que ocorra durante o processo de nidação pode levar a um resultado negativo.

O que é a nidação?


Em termos muitos gerais a nidação é a fixação e implementação do óvulo fecundado, já denominado de embrião a parede uterina (endométrio), cerca de uma semana após a fecundação.


Como se processa?


Após a fusão dos gametas e a formação do zigoto (célula - ovo), este passa automaticamente por múltiplas divisões como foi explicado anteriormente e ao mesmo tempo desloca-se lentamente com a ajuda das contrações tubáricas em direção ao útero, onde este se encontra a ser preparado para o receber.
Estima-se que o óvulo leve 4 a 15 dias para chegar ao útero (mediante os tempos de fecundação), sendo que num período normal no sexto dia já é provável que o embrião agora denominado de blástula se encontre na cavidade uterina pronto para ser fixado.
Aqui o endométrio (parede que reveste o útero) vai ter um  papel fundamental, e tem que atingir a espessura necessária para que ocorra este processo. Por normal um bom endométrio tem que ter entre 7mm a 15mm e ter 3 camadas para uma boa nidação e desenvolvimento futuro do embrião.
Nesta zona mais tarde formam-se outros órgãos que falamos aqui.
Só a após a nidação é que começa a ser produzida o Hormônio Coriônico Gonadotrófico, mais conhecido como HCG, que indica a gravidez na mulher. O exame de gravidez deve ser realizado sempre com atraso menstrual.

Sintomas de nidação


- Cólicas;
- Pequenos sangramentos pelo período de três dias de coloração tipo castanho caramelo, designado como borra de café;
- Diminuição da temperatura basal no dia da implementação.
- Ligeiras picadas.


Todas as mulheres tem nidação?


Ora bem, todas as mulheres tem nidação se engravidarem, todavia nem todas tem sintomas de nidação!


Cuidados a tomar


Como é uma fase importante para quem quer engravidar existem alguns cuidados que devem tomar, pois na fase de multiplicação celular o embrião fica muita muito susceptível e o sistema imunológico da mãe pode considera-lo como um corpo estranho e expulsa-lo.
Devem evitar:

- Atividades agressivas que impliquem variações no organismo, a nível de pressão e gravidade, tais como - Desportos radicais e viagens;
- Alimentação equilibrada;
- Bebidas alcoólicas;
- Tabaco;
- Variações de gravidade;
- Mudanças que possam provocar desiquilíbrio imunológico.




Espero que tenham gostado

Até breve.. Beijinhos.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falsos Positivos e Falsos negativos!

Olá guerreiras (os), como estão?! Hoje damos continuidade ao assunto abordado a semana passada, teste de gravidez.. Por vezes, futura ma...