sexta-feira, 23 de junho de 2017

Órgãos Materno - Fetais

Olá guerreiras(os), como estão?

Quando demos início ao tema da infertilidade falamos da Reprodução Humana em que explicamos o que são os gâmetas, a sua importância.

Parte fundamental de todo um processo de gravidez são essas duas celulazinhas, como vimos no vídeo anterior, não obstante a isso existe todo um conjunto de órgãos essenciais para a sus sustentabilidade. Sim, falamos dos órgãos reprodutores.

No processo da gravidez, a mulher desempenha um papel importantíssimo, quase como uma incubadora para o desenvolvimento do bebé, e todo o seu corpo parece que foi criado ao pormenor para tal, isto não significa que o homem também não seja importante, pois é sempre necessário a célula dela, mas aqui dedicamo-nos aos órgãos de gravidez.


Quais são os órgãos que vão desempenham um papel fulcral antes e durante a gravidez?


Ovários - Tudo começa por eles, com a ovulação e expulsão do óvulo;

Trompas de Falópio - Cada mulher tem duas trompas, e é onde ocorre a fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide );

Útero - A caminha do bebé ao longo de toda a gestação, é incrível como este órgão tem uma elasticidade enorme para se adaptar ao comprimento passando por diversas alterações ao longo da gravidez. Este é revestido por uma membrana chamada endométrio.

Endométrio - Desempenha um papel muito, mas muito importante na implementação, também denominada de nidação do embrião, deve ter uma determinada espessura para que tal ocorra durante os primeiros meses.

Cervix ou Colo do Útero - É a parte mais estreita do útero e apesar de não parecer é importante antes da gravidez, pois é através das secreções que produz que permite uma maior fertilidade, ou seja, permite a facilidade de penetração dos espermatozoides no útero.




Após a gravidez aparece mais algum componente fundamental?


Sim, após a gravidez aparece dois importantes para o bem estar e desenvolvimento do feto:

Placenta - Após a nidação do embrião no endométrio é criado uma bolsa, que vai servir basicamente proteger e carregar o feto ao longo dos seus 9 meses (40 semanas) até a sua expulsão. Para além da proteção vai ser responsável de proporcionar ao feto todos os nutrientes, anticorpos, trocas gasosas. e funciona como barreira contra todas as impurezas contra o feto. Ela vai revestir tudo o útero possui imensos vasos sanguíneos e faz união do cordão umbilical. Acomete também o Líquido amniótico.
Produz alguns hormônios entre os quais a gonodotrofina coriônica humana (HCG), que confirma gravidez.

Rolhão mucoso ou Rolhão de Sohroder - Funciona como uma espécie de tampão que fica no fundo do cervix e é produzido exatamente através do espessamento das secreções do mesmo, sendo que quando esta próximo o nascimento existe a expulsão do rolhão.

Bolsa amniótica ou âmnio - Saco com liquido aminótico;

Liquido amniótico - É um fluído que vai envolver o feto e protege-lo de choques térmicos, mecânicos e de penetrações em relações sexuais.





Espero que tenham gostado

Até breve.. Beijinhos.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falsos Positivos e Falsos negativos!

Olá guerreiras (os), como estão?! Hoje damos continuidade ao assunto abordado a semana passada, teste de gravidez.. Por vezes, futura ma...