"Uma boa preparação da gravidez pode contribuir para o seu melhor resultado"
Sem dúvida, uma boa preparação quer em qualquer aspecto da nossa vida, contribuiu para o sucesso e resultado positivo, no tema que abordamos aqui, a preparação é fundamental.
Temos abordados aspetos importantes e que contribuem para a vivência desta experiência em pleno, sendo que o acompanhamento médico é importantíssimo!!
De modo a conseguir abordar tudo de uma maneira não exaustiva, vou dividir este tema em duas partes em que na primeira farei um pequeno resumo e na segunda explicarei alguns pontos mais detalhadamente.
De modo a conseguir abordar tudo de uma maneira não exaustiva, vou dividir este tema em duas partes em que na primeira farei um pequeno resumo e na segunda explicarei alguns pontos mais detalhadamente.
Quando é que devo recorrer ao médico?
Na minha opinião, não deve ser só a mulher a recorrer ao médico de família ou ao obstetra, a gravidez é um plano a dois, portanto logo de inicio devem traçar o caminho juntos.
Recomenda-se a visita ao médico três meses antes da data em que deseja iniciar os "treinos". Esta consulta denomina-se por consulta pré- concepcional e de saúde materna, esta consulta consiste em:
- Avaliação inicial do casal;
- Aconselhamento geral;
- Assegurar a vigilância pré-natal da gravidez normal;
- Promover o diagnóstico pré-natal, com referência a unidades especializadas, segundo as normas em vigor;
- Promover comportamentos (saudáveis) de adesão durante a gravidez;
- Promover a adaptação do casal ao novo estádio de vida familiar e implementação das mudanças necessárias ao ciclo vital.
Então o que é que fazemos ao certo nessa consulta?
Trocando por miúdos esta consulta é muito soft em que a médica falará com o casal de forma a perceber os objetivos de cada uma e dá o aconselhamento médico necessário a esta fase, podendo passar por:
- Deixar o anti-concepcional - Muitas mulheres recorrem a contraceptivos, que a função primordial é impedir a gravidez, quando se decide engravidar deve deixar estes sob acompanhamento médico;
- Adoção de hábitos de vida saudáveis - redução de ingestão de bebidas alcoólicas, alimentação saudável, deixar de fumar, pratica de exercício físico;
- Adequação de medicação - Para doentes com ingestão de medicação crônica, alguns são sujeitos a uma revisão e adpatação de medicação de forma a não ser um risco para a concepção;
- Histórico Familiar e genética desfavorável - Aqui o médico realiza um levantamento de sobre a história clinica de ambos os progenitores para avaliar os potenciais riscos de gravidez e minimizar anomalias fetais e estudar situações de infertilidade na família.
- Prescrição médica de exames - O médico é responsável por prescrever todos os exames necessários para verificar o estado geral de saúde da mulher e do homem (falaremos no próximo tópico);
- Prescrição de medicação - Existem alguns profissionais de saúde que recomendam de imediato a toma de alguns suplementos vitamínicos, outros preferem aguardar pelo resultados dos exames (falaremos no próximo post);
- Revisão de vacinação - Verificar toda a imunização que a mulher possui e em alguns casos realizar vacinação (tétano, rubéola, hepatite B).
Antes desta consulta aconselha-se ao casal antarem todas as questões que acham pertinentes ou que queiram ver esclarecidas com os profissionais de saúde quer seja o médico ou o enfermeiro.
É perfeitamente normal que o casal saia da consulta mais baralhado do que entrou, pois por vezes a informação fornecida é tanta que não existe uma assimilação e ponderação da mesma.
Não se sinta acanhado de questionar o profissional se não perceber.
Aqui demos uma pequena pincelada do que se passa na consulta, sendo que no próximo post, falaremos mais pormenorizadamente de todos os aspetos.
Até breve.. Beijinhos..
Sem comentários:
Enviar um comentário