quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Dia Internacional do Riso

Olá a todos (as) 😊


E como hoje é o dia Internacional do Riso, não poderia deixar passar em branco e relembrar aquele mágico riso e radiante gargalhada do bebé que nós deixa sem fôlego.


Desde o seu nascimento, os bebés encaram a linguagem não verbal como forma de expressar o que sentem e comunicarem com os que os rodeiam, através do riso, de uma gargalhada, de um choro, os papás começam a conhecer o seu filhote e igualmente a comunicarem com ele.

O riso nas crianças é fundamental, existem pessoas que afirmam que uma criança sem riso é uma criança infeliz, mas cientificamente não existe nenhum dado a validar o relacionamento entre o riso e a felicidade nos bebés, todavia já existem estudos, nomeadamente o " The Baby Laughter" em que o mesmo procura mostrar que o riso está diretamente ligado ao conhecimento cognitivo das crianças!

Quando é que o meu bebé vai rir?


O primeiro sorriso, ou seja, o primeiro esboço de lábios de um bebé pode ocorrer dias após o seu nascimento, em que muitos pais ficam radiantes porque o bebé está a sorrir para ele, mas este é somente um reflexo motor involuntário, o bebé não o faz intencionalmente. 
Ao fim do primeiro (1º) mês de vida a fase de recém-nascido fica para trás e aí sim, começam a surgir os primeiros sorrisos propositados, as estridentes gargalhadas surgem entre o terceiro (3º) e quarto (4º) mês de vida,. Caso o seu bebé se encontre nesta idade e ainda não tenha dado gargalhadas, não se assuste, cada criança criança tem o seu ritmo.

O acto de sorrir é considerado o primeiro comportamento social do bebé, assim como o choro. Da forma que o bebé chora quando  se sente desconfortável, com dor, fome ou sede, ele sorri e ri quando se sente confortável e seguro, daí as primeiras gargalhadas, risos e sorrisos serem no seio familiar.


O que é preciso fazer para o meu bebé sorrir / rir?

O principal fator que contribui para o bebé rir é estar junto do bebé, ou seja, a interação que os papas estabelecem com o bebé vai fortalecer  riso deles. Fora isso temos sempre:




  • As carícias - Aquele beijo estridente que adoramos dar no umbigo..

  • O banho - O prefeito momento de relaxamento a mistura de uma brincadeiras com o lindo patinho amarelo que todas as crianças têm, o salpicar da água após uma enorme Splash e até mesmo o brincar com as bolinhas de sabão;


  • Os movimentos - Fazer o aviãozinho com o bebé no ar, serem atirados ao ar e rapidamente apanhados;
  • Os brinquedos - Brincar ao faz de conta, brincar com fantoches e palhaços dá sempre lugar a uma boa gargalhada.



  • A voz - Fazer imitações, interpretar o pato donald quem nunca fez?
  • As mãos - O clássico e intemporal correr de mãos atrás do seu pequeno bebé a dizer "vou-te apanhar"

  • A expressão - Fazer caretas é sempre importante promove o riso e até leva a aprendizagem por imitação, e claro não esquecendo do famoso cu-cu.
Todos estes gestos farão o seu bebé cair de gargalhadas e o mais importante é estar presente, participar.

Deixo aqui uma sugestão de jogo que os papás podem utilizar e que vai proporcionar a ambos bons momentos, promovendo o desenvolvimento e aprendizagem do bebé:


Jogo do espelho

 Num quarto ou numa área onde o bebé tenha acesso coloque um espelho grande, colocando o mesmo ao nível do bebé.

A partir do primeiro mês de vida a criança começa a desenvolver o interesse pelo seu próprio reflexo, assim com um espelho ele ficará alegre e observará com gestos de felicidade os jogos refletidos no espelho, mas aqui a criança vai-se divertir pensando que tem alguém do outro lado a interagir com ele.

No quarto mês de vida o bebé começa acenar em frente ao seu reflexo, mesmo que ainda associe a imagem outro bebé que brinca com ele e que se move e imita-o. Como vê alguém a fazer o mesmo que ele, ele acaba por fazer caretas divertidas e pouco a pouco toma consciência que afinal o reflexo é ele.

Por voltas dos décimo segundo -  décimo oitavo mês ele vai descobrir a semelhança entre os seus movimentos e o do espelho. Brincará com as mãos e aproxima-se mais da sua imagem. Aqui vamos puder observar o bebé a tentar tocar no espelho, a espreitar para ver o que existe por trás, a tentar apanha-lo, a tentar abraçar. Até que chega ao derradeiro momento de beijar o espelho, e isto acontece porque já descobriu que era a sua imagem.


Experimentem este simples jogo.. Espero que tenham gostado deste post. Fiquem connosco! Até breve beijinhos..

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falsos Positivos e Falsos negativos!

Olá guerreiras (os), como estão?! Hoje damos continuidade ao assunto abordado a semana passada, teste de gravidez.. Por vezes, futura ma...