sexta-feira, 26 de maio de 2017

Criopreservação

Olá guerreiras(os), como estão?

Chagando a reta quase, quase final deste longo tema que são as técnicas de procriação medicamente assistidas, hoje falamos de um processo auxiliar e essencial a algumas técnicas de PMA, nomeadamente a FIV e ICSI e até mesmo TEC (Transferência de embriões criopreservados).


Criopreservação o que é?


A criopreservação consiste no congelamento de material biológico, nomeadamente, gametas (sêmen e ovócitos), embriões e tecido ovárico e testicular. Esta preservação de material vai permitir a sua utilização posterior.

Como é feito o processo de criopreservação?


Este processo é realizado em três etapas:

1 - Adição de crioprotetores (lento e rápido) - evita a formação de cristais de gelo no material;

2- Congelamento ou Vitrificação - Adição de Nitrogênio líquido, permite que atinja temperaturas de 196ºC negativos bloqueando a sua atividade que por consequência garante uma taxa de sobrevivência do material;

3- Armazenamento - São devidamente condicionados e identificados em palhetas e permanecem em tanques de nitrogênio liquido.

Em que casos se realiza a Criopreservação?


- Preservação de fertilidade;
- Tratamentos de quimioterapia e radioterapia;
- Doações de gâmetas;
- Adiamento de fertilidade;
- Embriões excedentes de tratamentos de FIV e ICSI;
- Síndrome de Hiperestimulação ovariana.


Por quanto tempo pode ficar armazenado?



Ora esta é a questão de um milhão de euros, não existe um tempo limite. existe quem diga que 15 anos, mas existes casos de bebês fruto de embriões com mais de 20 anos.


Quais os valores?


Os valores da criopreservação vão variar de clinica para clinica, normalmente no banco público são gratuitos, no privado rondam entre os 600€ - 900€ para um período de manutenção entre os 3 à 5 anos. 

Tudo isto pode parecer um pouco estranho, mas veio permitir a muitas mulheres conseguirem ter os seus filhos na idade desejada, outras que por infelicidade de doença preservaram a fertilidade e até mesmo por altruísmo doar.

Em todos os países, existe lei que regulamenta a criopreservação, sendo a mesma obrigatória em todos os processos, simplesmente não podemos descartas o que sobra por exemplo de uma estimulação para a realização de uma FIV.

Espero que tenham gostado.

Até breve.. Beijinhos.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falsos Positivos e Falsos negativos!

Olá guerreiras (os), como estão?! Hoje damos continuidade ao assunto abordado a semana passada, teste de gravidez.. Por vezes, futura ma...