terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A Reprodução Humana

 Olá a todos(as), todo bem? 

Hoje decidi voltar as magnificas aulas de ciência e biologia (pelo menos para mim).
Existe todo um conjunto de palavras que se associam e nós levam a um único objectivo - A gravidez.
Reprodução, óvulos, espermatozoides, ciclo menstrual entre outros fazem parte do grande processo de reprodução humana.
Um vez que iremos abordar paulatinamente as técnicas de fertilização será importante estas noções.
A reprodução humana é bastante complexo, mas realiza-se de uma forma natural no nosso organismo tendo por base o equilíbrio, aqui tentarei explicar de forma detalhada alguns mecanismos de reprodução humana, que serão fundamentais para a compreensão do tão complexo processo que é a gravidez.


O que são gâmetas?


Gâmetas correspondem as células sexuais, células vivas presentes no homem e na mulher. Na mulher denominam-se de ovócitos e no homem espermatozoide, estes dois encontram-se e fundem-se na altura da concepção, dando origem a um zigoto(ovo) que como o desenvolvimento transforma-se num embrião.


Como são produzidos?


A sua produção, é um tanto complexa, envolvendo diversos mecanismos e hormônios, caso ocorra algum problema na produção desses hormônios podem surgir problemas em conseguir a gravidez.
Apesar de ambos serem células sexuais, existe uma grande distinção entre o homem e a mulher na produção deles.


Gâmetas femininos - Durante o desenvolvimento fetal a mulher vai produzindo os chamados folículos primários em que ficam armazenados nos seus ovários, parando a sua produção quando nasce. Quando nasce cada ovário é capaz de armazenar um milhão de folículos primordiais, sendo que todos os meses desde o seu nascimento cada ovário inicia o crescimento de 20-30 folículos, mas sem sucesso devido a falta de hormonas suficientes, neste caso esses folículos degeneram-se, a este processo denomina-se atresia.
Com o passar dos anos a menina torna-se adolescente e a produção de hormonas equilibra-se no seu organismo, sendo que já só dispo perto de 100.000 ovócitos. Cada mês que passa um dos ovários, consegue fazer crescer o folículo entre 2cm-3cm, segundo assim a ovulação, conjuntamente a este ciclo inicia-se o ciclo menstrual.
A partir dos 28 anos, observa-se uma perda significativa da capacidade de resposta dos hormônios ao folículo, fazendo com que a mulher deixe de formar folículos maduros.





Gâmetas masculinos - Aqui a produção já é diferente no homem os testículos possuem as chamadas células mães. A produção de espermatozoides inicia-se na adolescência até ao fim da sua vida.



Como se dá a concepção?


Chama-se concepção a junção do ovócito com o espermatozoide. Para que tal momento aconteça é necessário ocorrer todos os passos supracitados desde ao amadurecimento do folículo até a nidação. 
Por tal aqui surge a necessidade de explicar o ciclo menstrual. 
A duração do ciclo menstrual não é igual para todas as mulheres, existem mulheres com ciclos longos e outras com ciclo curto, por norma tem duração de 28 dias.

O ciclo menstrual divide-se essencialmente em cinco fases fases:


Menstruação - Com durabilidade de 5 dias em 
média, corresponde a hemorragia ou fluxo menstrual que as mulheres apresentam todos os meses. Esta hemorragia ocorre devido a destruição do endométrio (tecido que reveste o útero) ;

Folicular ou proliferativa
- Nesta fase começa a  existir a produção de FSH, atuando nos ovários para a estimulação folicular, ocorre entre o 5º e 13º dia.

Ovulação - Dá-se entre o 13º e 16º dia, e corresponde à ação exercida pelo hormona LH, que por sua vez enfraquece as paredes do folículo primário, promovendo a libertação do folículo secundário. Nesta fase ocorre sempre um aumento da temperatura basal na mulher.

Luteínica ou secretora - Ocorre entre o 16º e 28º dia, aqui existe a libertação do corpo lúteo, e produção de progesterona que serão importantes na preparação do endométrio para a nidação, fixação do ovócito fecundado.

Isquêmica - Corresponde ao inicio da descamação do endométrio, ocorre entre o 27º / 28º dia.



Durante todo este processo, ocorre o chamado Período Fértil, durante este momento a mulher fica bastante propicia a gravidez acontece 5 dias antes à ovulação podendo ir até aos 2 dias que se sucedem à mesma.

Partilhem a vossa experiência e opinião.

Até breve.. beijinhos.. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falsos Positivos e Falsos negativos!

Olá guerreiras (os), como estão?! Hoje damos continuidade ao assunto abordado a semana passada, teste de gravidez.. Por vezes, futura ma...