quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Planear a gravidez - Primeiro Passo

Olá a todas (os),  como estão??!

Tal como prometido, venho aqui falar de como começou a minha preparação para a gravidez, ou seja, como tracei o "plano", optei por dividir este tema por alguns posts para conseguir explicar todo mais pormenorizadamente e sem ser massiva.

Quando falamos em planear uma gravidez o nosso cérebro automaticamente associa este pensamento, como sendo somente necessário uma ida ao médico e pronto tudo resolvido.. ERRADO!! Sem dúvida que a ida ao médico é fundamental e imprescindível, todavia existem um conjunto de múltiplos factores que devem ser ponderados cautelosamente de modo a proporcionar ao novo membro a melhor experiência e a nós obviamente permitir-nos viver a experiência da maternidade em plenitude.
Ah então quando é que sei qual é o momento ideal??
Na minha opinião, não existe momento ideal para se trazer uma criança ao mundo, aos nossos olhos, vai sempre existir uma nuance ou outra que necessita de ser trabalhada e quando damos por nós o tempo passa e não volta atrás.. Portanto convido-vos a fazerem as questões que fiz a mim mesma:

1 - Tenho estabilidade emocional / psicológica para uma gravidez?

- Pode parecer uma questão banal e até mesmo acharem que durante a gravidez encontram a estabilidade, ou que o bebé vai fortalecer a união, não!! Nenhum bebé fortalece uma união, principalmente o primeiro filho, todas as mudanças ocorridas antes e durante o processo de gravidez, requerem da parte do casal dedicação, compreensão, companheirismo, amor.. daí ser fundamental a tomada de decisão em conjunto, para que ambos acompanhem todo o processo envolvente e não se descartem das suas responsabilidades. Durante este processo todo a mulher e o homem estão sujeitos a um misto de emoções desde o medo, ansiedade, receios, frustrações, stress, se o casal não tiver os seus alicerces bem fundamentados e não se apoiar um ao outro pode vir a prejudicar a sua relação.

2 - Tenho meios físicos para uma criança?

- A vantagem do planeamento da gravidez é esta mesmo, é olharmos em redor e reunir primariamente as condições necessárias para a vinda do novo membro. Quando falamos em meios físicos, não falamos de casas de sonho, de casas com jardim e/ou terraços com aquele baloiço que tanto desejamos, não.. aqui falamos de coisas simples, temos um quarto para a criança? O quarto é suficientemente grande no caso de serem gêmeos? Existe espaço de arrumação? Começam a chegar os presentinhos, o carrinho, a alcofa, o bercinho, as roupinhas e junto disso vem um grito bem alto "PRECISAMOS DE MAIS ESPAÇO".
Muitos que se encontram a ler isto, vão logo dizer : "ah mas se a casa é pequena depois mudamos durante a gravidez, ou então depois do bebé nascer", sim também existe essa possibilidade, mas devem ter sempre em atenção de todas as componentes que envolve uma mudança de casa e do quanto stressante é, e a mesma acaba por ser prejudicial para a mulher, não obstante temos que pensar que quanto mais cedo implementarmos o cantinho do bebé, menos dificuldades teremos para mudanças futuras (mais a frente teremos um tópico para isso).

3- Tenho estabilidade financeira para uma criança?

- Dinheiro, dinheiro!! O problema de todos nós na atualidade.. Não temos que ser multimilionários para ter um filho, mas devemos pelo menos reunir algumas condições de estabilidade, como um rendimento mensal fixo, e ter sempre uma "almofada", ou seja, um porquinho mealheiro para despesas extras. O inicio da gravidez acarreta muita despesa, mobilar um quarto, meio de transporte para a criança, roupas constantes, leite (caso não se adapte ao leito materno), vacinas, consultas de pediatra, entre outros.. Se pelo menos conseguirmos amortizar estes custos não será tão penoso no orçamento familiar e não criará pressão sobre os futuros papás.

E para mim foi assim a primeira etapa, avaliar todas as condições que referi acima, e tentar reunir as melhores condições, não as perfeitas ou ideais, mas sim as melhores para embarcar na aventura se ser mãe.
Partilhem comigo a vossa opinião em relação a esta primeira etapa e revelem como foi convosco.
Não percam o próximo post.. Fiquem connosco.. Até breve beijinhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falsos Positivos e Falsos negativos!

Olá guerreiras (os), como estão?! Hoje damos continuidade ao assunto abordado a semana passada, teste de gravidez.. Por vezes, futura ma...